Vídeos

Loading...

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Carambola na Insuficiência Renal Crônica


A fruta carambola (Averrhoa carambola) pertence à família das oxalidaceae. Acredita-se que tenha se originado no Sri-Lanka e nas ilhas Molucas, mas vem sendo cultivada no sudeste da Ásia e Malásia por vários séculos e aclimatada em vários países tropicais como o Brasil. Fatias cortadas transversalmente possuem a forma de estrela, que lhe dá o nome na literatura inglesa de “star fruit”. Pode ser consumida in natura, em sucos e sua polpa pode ser utilizados para doces, vinhos, licores e sobremesas.
Em trabalhos iniciais, esses sintomas foram descritos em pacientes renais crônicos submetidos a tratamento dialítico. Os sintomas incluem soluços, vômitos, paresias (disfunção ou interrupção dos movimentos de um ou mais membros) e formigamento de membros superiores e inferiores com perda da força muscular, vários distúrbios da consciência em graus variados, como agitação psicomotora, confusão mental, convulsões, com alguns pacientes evoluindo para óbito, a maioria em tratamento dialítico. Porém, há relatos de casos de pacientes com insuficiência renal crônica ainda em tratamento conservador que apresentaram esses sintomas, alguns também evoluindo para óbito.
Os sintomas podem aparecer tanto com o consumo de poucas fatias da fruta como com maiores quantidades. O tempo de aparecimento dos sintomas pode variar de 2 a 12 horas e também está associado à predisposição dos pacientes, idade, quantidade consumida, bem como a quantidade de oxalato presente em cada fruta e o tipo de carambola consumida.
Pacientes com insuficiência renal, mesmo em tratamento conservador, devem ser alertados para não ingerir carambola. Tanto a equipe médica e principalmente os nutricionistas, devem estar envolvidos no tratamento e seguimento destes pacientes.


Referências:
Neto MM, Nardin MEP, Vieira-Neto OM, et al. J Bras Nefrol 2004;26(4):228-232
Neto MM, Costa JAC, Garcia-Cairasco N. et al. Nephrol Dial Transplant (2003) 18: 120–125.
Neto MM, Robl F, Netto JC. Intoxication by star fruit (Averrhoa carambola) in six dialysis patients? (Preliminary report). Nephrol Dial Transplant 1998; 13: 570–572
Chang JM, Hwang SJ, Kuo HT et al. Fatal outcome after ingestion of star fruit (Averrhoa carambola) in uremic patients. Am J Kidney Dis 2000; 35: 189–193
Morton JF. Fruits of Warm Climates. Flair Books, Miami, FL; 1987: 125–128

Nenhum comentário:

Postar um comentário