Vídeos

Loading...

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Hemodiálise de cães e gatos




A hemodiálise é um método de depuração do sangue, utilizado para limpar as impurezas acumuladas em casos de doença renal aguda e crônica (Uremia).
Animais com uréia acima de 150 mg/dl ou creatinina acima de 4,0 mg/dl devem ser encaminhados para evitar os efeitos danosos da uremia em outros órgãos, aumentando as chances de recuperação do paciente renal.
A HEMODIÁLISE é hoje uma realidade na medicina veterinária. Ela se destina a tratar animais que apresentem insuficiencia renal aguda, crônica e crônica agudizada. A HEMODIÁLISE SEMPRE FUNCIONA!.
O objetivo da hemodiálise é o de retirar toxinas que se encontram acumuladas no organismo do animal. São estas toxinas que afetarão os outros sistemas orgânicos (estômago, intestinos, cerebro, coração, figado etc... levando ao óbito. Ao proceder com a hemodiálise,o veterinário está ganhando tempo , evitando que o organismo entre em falencia e proporcionando uma maior possibilidade de recuperação total ou parcial dos rins.Além disso, ganha-se tempo também para tratar AS CAUSAS da insuficiência renal.
Diferente de seres humanos, a maioria dos animais NÃO FICA DEPENDENTE DA HEMODIÁLISE. Com o correto diagnóstico e tratamento, um grande numero de animais recupera alguma função renal ,podendo voltar a ter uma vida normal, com qualidade, sem ficar dependente da hemodiálise.Além disso, o custo do tratamento hoje em dia é bastante acessivel.
Cada sessão custa R$ 300,00 reais e os animais precisam em media de 2 à 4 sessões para sairem da agudização e poderem voltar ao seu clinico veterinario para tratamento conservador.
Alguns poucos pacientes que se tornam pacientes com rim terminal ( quando o rim não possui mais capacidade de depuração para manter o animal vivo), podem ser submetidos à confecção de uma fistula arteriovenosa e mantidos em hemodialise 1 à 2 vezes por semana com boa qualidade de vida.

Diálise Peritonial Ambulatorial Contínua (DPAC ou CAPD)
A Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua é também conhecida como CAPD ou DPAC é a forma mais comum de diálise peritoneal e especialmente indicada para pacientes idosos, filhotes ou aqueles para os quais a hemodiálise não é conveniente ou possível. Este tipo de diálise, não precisa de máquina.

O sangue durante a CAPD está sendo depurado o tempo todo.

A solução de diálise vai de uma bolsa de plástico através do cateter até a cavidade abdominal e aí permanece por algum tempo. A solução é então drenada e uma nova solução volta a encher o abdômen, recomeçando o processo de depuração.

Lembre-se, um fator muito importante para o bom resultado desta diálise é o treinamento do médico veterinário responsável pela diálise, pois a inserção do cateter no abdômen deve ser feita com perícia e extrema cautela e cada momento de troca entre as bolsas de solução de diálise deve ser cuidadosamente executado para que se evitem as infecções.

3 comentários:

  1. Meu gato está com a creatinina em 5.0, é caso pra hemo?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber onde se encontra esta hemodialise para caes, ja que tenho um cao necessitando urgente da mesma pois tem insuficiencia renal cronica. Grata Paula Salles, email: paw_paula@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. procurem a RENALVET que é de onde saiu este texto. www.renalvet.com.br

    ResponderExcluir