domingo, 27 de junho de 2010

NOVA MÁQUINA DE HEMODIÁLISE – NÃO É MENTIRA

Vasculhando a a internet atrás de novidades a respeito do tratamento renal, me deparei com a seguinte notícia:

“Máquina de hemodiálise portátil dará liberdade aos pacientes

Pesquisadores da Universidade de Indiana, Estados Unidos, anunciaram estar finalizando os testes de campo em uma nova máquina portátil de hemodiálise. O equipamento já passou por todos os testes preliminares e a avaliação na residência de pacientes é o último passo para que ela possa chegar ao mercado.
Batizada de NxStage System One, a máquina pesa apenas 30 quilos, permitindo que os usuários as utilizem tanto em casa como em viagens. Novos materiais permitiram a construção de filtros menores, muito mais compactos do que os que equipam os equipamentos hospitalares atuais, mas com uma eficiência até superior.
O Dr. Michael A. Kraus, afirmou que os pacientes tratados em casa apresentam pressão sanguínea mais estável e todos eles reduziram ou eliminaram completamente os medicamentos para pressão. As taxas de anemia declinaram e o apetite aumentou.
Mas o maior impacto da máquina portátil de hemodiálise deve ser mesmo a qualidade de vida, eliminando a necessidade do deslocamento contínuo ao hospital.
Fazendo o tratamento em casa, a maioria dos pacientes poderá trazer a normalidade de volta às suas vidas e até mesmo voltar a trabalhar ou estudar. A sessão completa de hemodiálise, com a nova máquina, leva cerca de 2 horas e meia.
Para detalhes adicionais, visite a página da empresa NxStage, que os cientistas fundaram para fabricar a nova máquina (ver endereço no quadro Para Navegar).”

Mostrei ao doutor Eduardo Godoy, que é chefe do meu setor de hemodiálise, e ele jurou que é mentira, que nunca poderá existir uma máquina desse tamanho, e o que interessa é o filtro e não a máquina, e que se houvesse uma máquina dessas, o hospital Santo Antônio já teria comprado. Será?. Pois bem, entrei no site da empresa NxStage, www.nxtage.com e verifiquei que apesar de muito eficiente em sua área, o nosso médico está redondamente enganado. O pouco que posso ler em inglês me permitiu entender perfeitamente que a máquina, pouco maior que uma caixa de sapatos é real, que o período de diálise é de duas horas, e que pode ser feito diariamente na própria casa, sem exigir muito investimento em estrutura. Só é aconselhável que a pessoa não não faça diálise sozinha. A pergunta que faço é por que essas maravilhas, que poderia facilitar imensamente a nossa vida, são escondidas de nós? Um motivo poderia ser por exemplo o valor da hemodiálise, que nunca nos foi falado nem por médico, nem por enfermeiro(a), mas que fica em torno de R$ 330,00 por sessão, segundo o site MED on line(www.medoline.br), ou seja, um dinheirão que os hospitais irão perder se divulgarem essa nova tecnologia, que aliás, nem é tão nova assim, porque a notícia é de 2005, o que se sugere que, na velocidade com que as coisas vão evoluindo, possivelmente já exista coisa melhor. Aos nossos médicos, só um conselho: “Parem de se achar uma sumidade, e procurem se informar mais.”


Essa é a máquina que não querem que conheçamos.

5 comentários:

  1. Olá! Gostaria de saber se vc tem mais informações sobre essa maquina... onde encontrar?! valores?!
    Por favor, me responda por e-mail o mais rápido possível! (oliviamarconi@yahoo.com.br)

    Muito obrigada!!!
    Olívia

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de saber, jfreitas11@hotmail.com
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir